CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES - Aprovada no II FÓRUM NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ARQUIVOLOGIA

Às vésperas da abertura do IV CNA sediado na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, foi realizado o II Fórum Nacional de Estudantes de Arquivologia com o objetivo de discutir a atuação do Movimento Estudantil Nacional de Arquivologia e um balanço político da Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia – ENEA.

Por inúmeros fatores de ordem logística e política, o Fórum teve baixa mobilização e participação, o que de início provocou uma análise crítica e profunda a cerca do ME Nacional de Arquivologia elevando o debate com o seguinte questionamento: Pra que ENEA?

A partir deste ponto tentamos elencar pontos positivos e pontos negativos da Executiva, o que não era inédito em um fórum como este, mas se mostrava necessário diante da atual conjuntura.

Percebe-se que a ENEA sofre uma grande deficiência na comunicação entre os seus diretores, conseqüentemente e entre a base sobre a sua atuação. Mas que atuação?

Fica aparente que, a comunicação é fruto da ação. Quando pecamos na ação ou na falta dela, deixamos a desejar na organização como um todo, no que tange as discussões, as práticas, teorias, propostas e idéias. Não teremos êxito em nossos objetivos se não articularmos bem esses pontos. Mas, que objetivos?

A falta de diretrizes claras capazes de medir a importância da Arquivologia enquanto ciência ou instrumento para solucionar problemas existentes e problemas que ainda não existem em um cenário onde a informação é crescente e tende cada vez mais em ser o elemento essencial para o bom andamento de qualquer organização e de toda produção de conhecimento.

Diante disso, que ensino queremos para as Faculdades de Arquivologia do Brasil?Será que estamos caminhando rumo ao ensino de excelência que atenda as demandas e necessidades da sociedade e do mercado nacional?

Podemos perceber que ainda temos pendentes essas questões fundamentais para que o ME de Arquivologia entre em harmonia e encampe suas bandeiras de forma organizada e efetiva no cotidiano da categoria.

Contudo, avaliamos que a existência de estruturas e espaços já conquistados por nós, estudantes e arquivistas e a própria realização deste fórum com a presença de representantes de Centros Acadêmicos, da ENEA e profissionais Arquivistas, mostra que de fato temos condições reais de elevar está matéria a nível nacional com uma organização capaz de estimular a Arquivologia a ocupar o seu espaço no tamanho e importância reconhecido por nós e as diversas áreas do conhecimento, identificando os estudantes como potenciais protagonistas deste movimento de mudança e crescimento!

Estamos hoje convencidos de que o nosso desafio é grande e que as expectativas são muitas e por isso, defendemos e estamos dispostos a construir um próximo ENEARQ que aglutine e supere essas questões essenciais para que o Movimento Estudantil de Arquivologia se fortaleça e cresça!

Mas para tal é preciso da confiança e principalmente a participação de todos neste processo que se inicia à partir do IV CNA.

Queremos expressar a importância dos estudantes ocuparem os Centros e Diretórios acadêmicos das Universidades e levarem as questões necessárias para o crescimento do ME nacional de Arquivologia nesses espaços somar-se a articulação nacional através da ENEA.

Um comentário

Arquivista.org disse...

Gostaria de convidá-los a conhecer o projeto Arquivista.org (www.arquivista.org) e o evento nacional que está sendo organizado, o Dia A!. Estes projetos foram desenvolvidos em função das deficiências de comunicação, formação tecnológica e visibilidade profissional da Arquivologia, as quais, acredito, cristalizam nosso principal desafio. Espero que todos os estudantes e profissionais possam acompanhar e, principalmente, participar destas iniciativas.

Um grande abraço,

A. Daniel
Graduando de Arquivologia da UFF
Analista de sistemas
Coordenador do projeto Arquivista.org

Tecnologia do Blogger.