Carta de Apoio da ENEA à Greve de Bolsistas na UFES

A Executiva Nacional de Estudantes de Arquivologia - ENEA - declara apoio à greve dos bolsistas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - no momento em que entende que a permanência do estudante dentro da universidade é dever da mesma. E a melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão aos estudantes deve ser em todo momento, colocada como prioridade dentro da universidade.



Infelizmente a universidade perdeu a sensibilidade e o foco em relação a Educação, onde as bolsas deveriam ser vinculadas somente ao aprendizado do aluno. Em vez disso tem colocado diversos alunos em funções administrativas como mão de obra barata ao invés de se preocupar em abrir editais para ampliar o quadro de funcionários. Como se não bastasse a falta das mínimas condições de aprendizagem, os alunos chegam ao ponto de receber assédios morais, por não estarem aptos para exercer tal função administrativa. Lugar de aluno é na sala de aula, nos campos de pesquisa e de extensão, e não para "ganhar esmola" exercendo atividades que são obrigações da universidade executar.



Por esses e outros motivos a ENEA declara total apoio à Greve dos Bolsistas da UFES. Mesma greve que tem buscado conquistar o cumprimento dos deveres da Universidade juntamente com o respeito mútuo entre todos os membros da comunidade acadêmica. Universidade é um direito de todos! É evidente a necessidade de reformas na política de permanência do aluno dentro da Universidade.


( A greve teve início no dia 27 de outubro de 2010 e se encerrou em 17 de novembro, os Estudantes conseguiram ampliar o valor da bolsa de 300,00 para 360,00 e tiveram a promessa da Administração Central da UFES que declarou publicamente que mantém um sistema de bolsas falho. E mais: Se comprometeu a até o ano que vem corrigi-lo a partir da extinção das bolsas PAD e ampliação das bolsas de pesquisa, extensão e monitoria.E, uma questão importantíssima: a criação de uma comissão de estágio, que visa regulamentar as atividades de estágio dentro da Universidade.)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.