Moção de Apoio pela manutenção do nome do Departamento de Arquivologia na UFES



A Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia - ENEA se declara favorável à manutenção do nome "Departamento de Arquivologia - DEPARQ" do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. A partir do momento em que entende que o novo nome "Ciência e Tecnologia da Informação", já aprovado pelo corpo docente do curso, não irá corresponder às especificidades da área arquivística e será um retrocesso, visto que um departamento próprio para a Arquivologia tem um maior peso de representatividade para a nossa profissão.
A conquista do nome "Departamento de Arquivologia" é um mérito Nacional e nós enquanto arquivistas, devemos zelar por ele e incentivar mais conquistas como esta e não nos abdicarmos da nossa identidade, que só vem se fortalecendo nos últimos anos em todo o Brasil.
As associações, entidades de representações estudantis, as demais escolas de Arquivologia do Brasil estão se esforçando para que a área seja reconhecida, devido ao importante papel que cumpre para a sociedade. Os eventos arquivísticos têm alcançado níveis cada vez melhores, os profissionais que estão entrando no mercado se sentem orgulhosos em exercerem a profissão e os alunos se sentem motivados a realizar pesquisas voltadas para a Arquivologia. Esse é o panorama da Arquivologia atualmente. Por isso não julgamos que seja a melhor decisão mudar o nome do Departamento para algo que não é próprio da nossa área.
As Tecnologias da Informação e Comunicação são ferramentas importantes para o desempenho das funções do profissional de arquivo, mas não são o Objeto de estudo da Arquivologia propriamente dito, e o Departamento da UFES deve atentar para estas questões ao tomar decisões que possam comprometer o foco da Arquivologia que está na Informação e não nas ferramentas usadas para otimizar as Informações.
Com um Departamento exclusivo para a Arquivologia, o curso de Arquivologia não precisará ceder o seu corpo Docente para outros Colegiados e teremos a garantia de que as pesquisas serão voltadas para a nossa área, buscando melhorar a formação acadêmica dos futuros arquivistas.
Por estes motivos, a ENEA, representação máxima dos Estudantes vem a se pronunciar de forma a garantir o nome "Departamento de Arquivologia na UFES".

ENEA.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.