Moção de Apoio pela manutenção do nome do Departamento de Arquivologia na UFES



A Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia - ENEA se declara favorável à manutenção do nome "Departamento de Arquivologia - DEPARQ" do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. A partir do momento em que entende que o novo nome "Ciência e Tecnologia da Informação", já aprovado pelo corpo docente do curso, não irá corresponder às especificidades da área arquivística e será um retrocesso, visto que um departamento próprio para a Arquivologia tem um maior peso de representatividade para a nossa profissão.
A conquista do nome "Departamento de Arquivologia" é um mérito Nacional e nós enquanto arquivistas, devemos zelar por ele e incentivar mais conquistas como esta e não nos abdicarmos da nossa identidade, que só vem se fortalecendo nos últimos anos em todo o Brasil.
As associações, entidades de representações estudantis, as demais escolas de Arquivologia do Brasil estão se esforçando para que a área seja reconhecida, devido ao importante papel que cumpre para a sociedade. Os eventos arquivísticos têm alcançado níveis cada vez melhores, os profissionais que estão entrando no mercado se sentem orgulhosos em exercerem a profissão e os alunos se sentem motivados a realizar pesquisas voltadas para a Arquivologia. Esse é o panorama da Arquivologia atualmente. Por isso não julgamos que seja a melhor decisão mudar o nome do Departamento para algo que não é próprio da nossa área.
As Tecnologias da Informação e Comunicação são ferramentas importantes para o desempenho das funções do profissional de arquivo, mas não são o Objeto de estudo da Arquivologia propriamente dito, e o Departamento da UFES deve atentar para estas questões ao tomar decisões que possam comprometer o foco da Arquivologia que está na Informação e não nas ferramentas usadas para otimizar as Informações.
Com um Departamento exclusivo para a Arquivologia, o curso de Arquivologia não precisará ceder o seu corpo Docente para outros Colegiados e teremos a garantia de que as pesquisas serão voltadas para a nossa área, buscando melhorar a formação acadêmica dos futuros arquivistas.
Por estes motivos, a ENEA, representação máxima dos Estudantes vem a se pronunciar de forma a garantir o nome "Departamento de Arquivologia na UFES".

ENEA.

ENEA Secretaria Geral

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário :