Relatório do FENEX - Fevereiro 2011

Fórum Nacional de Executivas e Federações de Curso

FENEX


Realizado entre os dias 12 e 13 de fevereiro de 2011 na cidade de Porto Alegre-RS tendo como sede a Escola Estadual Técnica de Saúde o FENEX teve o total de 20 entidades presentes. O represente da ENEA (Executiva Nacional de Estudantes de Arquivologia) no evento foi Vander Luis Duarte Rodrigues, graduando da UFRGS.

No turno da manha do sábado (12/02) os participantes que chegaram ao local pré-estabelecido para o evento foram surpreendidos, já que lá estava a diretora da escola informando que o local havia mudado, pois na noite anterior ocorrera um incêndio que danificou uma das salas de aula que serviria como alojamento. A diretora informou também que o novo local seria a sede do DCE da UFRGS. Quanto ao ocorrido na noite anterior alguns participantes presenciaram um pequeno incêndio ocasionado por um curto circuito iniciado em um dos ventiladores da sala de aula em questão. Ainda no sábado pela manha a sala foi periciada e o prédio liberado para já no turno da tarde do dia 12 dar-se ali seqüência ao FENEX.

O primeiro momento do FENEX teve inicio com certo atraso, já que foi acordado pelos presentes aguardar a chegada dos demais. Após breve apresentação dos presentes e alguns informes, deu-se inicio a pauta inicial, cuja temática foi uma análise da conjuntura mundial, momento de responsabilidade da FENECO (Federação Nacional de Estudantes de Economia) e ENESSO (Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social), com grande participação das demais entidades após os relatos iniciais.

A seqüência do FENEX, no turno da tarde sábado, já na Escola Técnica de Saúde teve sua pauta voltada para ao Balanço do Boicote ao ENADE, temática sobre a responsabilidade da ExNEEF (Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física) e ENESSO. Após longas discussões chegou-se ao consenso de que as executivas deverão articular-se em comitês locais com o objetivo de boicotar o ENADE, mesmo em anos que não realizarão a prova (dentre outros).

A Criminalização da pobreza e dos Movimentos Sociais foi responsabilidade da ENEEFI (Executiva Nacional dos Estudantes de Fisioterapia) e ENECOS (Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social), onde foi apresentado inicialmente um vídeo produzido pela ENEEFI retratando a criminalização tanto da pobreza quanto dos movimentos sociais. Dentre as conclusões definiu-se que ENESSO e ENECOS trarão proposta para o próximo FENEX a respeito do Tribunal Popular, para uma atividade tratando sobre a Criminalização do ME em conjunto com outros setores.

O espaço destinado à formação e currículo teve como responsáveis foram ExNEEF e FEMEH (Federação do Movimento Estudantil de História). O representante da ENEA no evento fez um breve relato sobre a localização dos cursos de Arquivologia no Brasil e a realidade dos estágios na região metropolitana de Porto Alegre.

Ao final realizou-se um breve relato sobre o evento e o espaço. A “ENEA” optou por abster-se de opinar e apenas observar os demais relatos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.