O III CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA

Em uma noite memorável para a Arquivologia brasileira, comemorou-se o Dia do Arquivista, na abertura do III Congresso Nacional de Arquivologia, no Rio de Janeiro.

A partir das 14:00 ocorreu i I FORUM DE ESTUDANTES DE ARQUIVOLOGIA promovido pela ENEA. Debatemos os problemas e as dificuldades da Executiva Estudantil, sugestões para a discussão sobre a nossa luta pela abertura dos arquivos da ditadura militar e conversamos sobre a proposta sobre o SINARQ ouvindo as opiniões dos estudantes presentes.

Ao final, pudemos ouvir a estudante peruana de arquivologia Sary que nos informou sobre a situação da arquivologia naquele país.

A sessão de abertura foi no esplenderoso pátio do Arquivo Nacional, instituição maior da arquivística nacional. A mesa de abertura foi composta pelo Coordenador da ENARA, Daniel Beltran, o Diretor-Geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes, a Coordenadora da Comissão Científica, Anna Carla Mariz, o presidente da Câmara Técnica de Normalização da Descrição Arquivística (Conselho Nacional de Arquivos), Vitor Manoel da Fonseca, a Decana do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO e membro da Comissão Científica do III CNA, Julia Bellesse, o Coordenador da ENEA, Renato Motta e a Coordenadora-Geral de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional, Maria Izabel de Oliveira, que proferiu a conferência de abertura do Congresso, apresentando um panorama da evolução da área no Brasil realizando uma conexão com a temática do evento.

A cerimônia foi pretigiada por personagens ilustres da Arquivologia como Marilena Leite Paes, José Pedro Esposel, e a Professora Anna Szlejcher, da Universidad Nacional de Córdoba - Argentina.

Após a formalidade e os votos de boas-vindas aos participantes do III CNA, todos foram convidados a participarem do coquetel de abertura quando a coordenação do evento anunciou a surpresa que estava guardada aos congressistas. Surgiram ritmistas e passistas da Escola de Samba Renascer de Jacarepaguá que deram o caráter festivo a cerimônia.

A apresentação foi muito bem recebida pelos presentes, que celebraram o Dia do Arquivista no ritmo do samba.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.