O III CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA

Em uma noite memorável para a Arquivologia brasileira, comemorou-se o Dia do Arquivista, na abertura do III Congresso Nacional de Arquivologia, no Rio de Janeiro.

A partir das 14:00 ocorreu i I FORUM DE ESTUDANTES DE ARQUIVOLOGIA promovido pela ENEA. Debatemos os problemas e as dificuldades da Executiva Estudantil, sugestões para a discussão sobre a nossa luta pela abertura dos arquivos da ditadura militar e conversamos sobre a proposta sobre o SINARQ ouvindo as opiniões dos estudantes presentes.

Ao final, pudemos ouvir a estudante peruana de arquivologia Sary que nos informou sobre a situação da arquivologia naquele país.

A sessão de abertura foi no esplenderoso pátio do Arquivo Nacional, instituição maior da arquivística nacional. A mesa de abertura foi composta pelo Coordenador da ENARA, Daniel Beltran, o Diretor-Geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes, a Coordenadora da Comissão Científica, Anna Carla Mariz, o presidente da Câmara Técnica de Normalização da Descrição Arquivística (Conselho Nacional de Arquivos), Vitor Manoel da Fonseca, a Decana do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO e membro da Comissão Científica do III CNA, Julia Bellesse, o Coordenador da ENEA, Renato Motta e a Coordenadora-Geral de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional, Maria Izabel de Oliveira, que proferiu a conferência de abertura do Congresso, apresentando um panorama da evolução da área no Brasil realizando uma conexão com a temática do evento.

A cerimônia foi pretigiada por personagens ilustres da Arquivologia como Marilena Leite Paes, José Pedro Esposel, e a Professora Anna Szlejcher, da Universidad Nacional de Córdoba - Argentina.

Após a formalidade e os votos de boas-vindas aos participantes do III CNA, todos foram convidados a participarem do coquetel de abertura quando a coordenação do evento anunciou a surpresa que estava guardada aos congressistas. Surgiram ritmistas e passistas da Escola de Samba Renascer de Jacarepaguá que deram o caráter festivo a cerimônia.

A apresentação foi muito bem recebida pelos presentes, que celebraram o Dia do Arquivista no ritmo do samba.

ENEA Secretaria Geral

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário :