ALERTA GERAL

VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA POSTA EM XEQUE

Em pleno século XXI onde os grupos e classes ganham forças e juntos galgam patamares elevados ao seus meios, traçando metas e saboreando conquistas, uma triste notícia vem a tona hoje, dia 21 de outubro de 2015, um dia após todos os arquivistas e estudantes de arquivologia do Brasil comemorarem o dia do arquivista.
Infelizmente circula pelo Congresso Federal um Projeto de Lei que busca denigrir, desvalorizar e desqualificar a formação do bacharel em arquivologia, projeto este de autoria do Exo. Sr. deputado Dr. Jorge Silva - PROS/ES (PL 2606/2015).
A referida ementa propõe a alteração da Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978, que Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências, para permitir o exercício da atividade aos profissionais graduados em áreas afins com especialização em arquivologia.
CHEGOU O TEMPO, E É AGORA, DA COMUNIDADE ARQUIVISTA UNIR FORÇAS E DAR AS MÃOS PARA BUSCAR JUNTOS COM AS ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS E A COMUNIDADE ACADÊMICA UMA MOBILIZAÇÃO EM PROL DA VALORIZAÇÃO DEVIDA AO PROFISSIONAL QUE INVESTE QUATRO ANOS (NO MÍNIMO) DE SUA VIDA, APRENDENDO A DESENVOLVER ATRIBUTOS EXCLUSIVOS DO ARQUIVISTA, UTILIZANDO-SE APENAS DAS FERRAMENTAS QUE SÃO TRANSMITIDAS NO PERCURSO DA VIDA ACADÊMICA NA QUAL BUSCA PASSAR UMA METODOLOGIA VOLTADA PARA QUE OS MESMOS POSSAM APLICÁ-LAS EM SEU OBJETO DE ESTUDO QUE É A INFORMAÇÃO CONTIDA NOS DOCUMENTOS DE ARQUIVO E NÃO SÓ OS PAPÉIS E PILHAS DE PASTAS EXISTENTES EM UM ARQUIVO. 
COM CRIAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE ARQUIVOLOGIA, TANTO A PROFISSÃO QUANTO A FORMAÇÃO GANHARÃO MAIS VISIBILIDADE DEVIDO A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO.
EM PAÍSES COMO ESTADOS UNIDOS, CANADÁ, FRANÇA, ITÁLIA, PORTUGAL E NA MAIORIA DA EUROPA, O ARQUIVISTA CONQUISTOU ESPAÇO E RESPEITO VEM GANHANDO A CADA DIA MAIS, PELAS NECESSIDADE QUE AS AUTORIDADES ESTÃO SENTINDO, TANTO EM TER PROFISSIONAIS VOLTADOS A GERENCIAR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NOS DOCUMENTOS DE ARQUIVOS, SEMA EM QUAIS MEIOS ESTIVEREM, QUANTO PARA GUARDAR AS INFORMAÇÕES QUE SERVIRÃO DE OBJETO DE ESTUDOS PARA A HISTÓRIA, QUE PRECISA PRESERVAR O PASSADO E TRANSFORMAR O FUTURO.

Para maiores informações sobre a PL2606/2015 acesse o link.

  

ENEA Secretaria Geral

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário :