Você sabe qual a função do Centro/Diretório acadêmico???

É um instrumento de integração e representação dos alunos! Dentre as funções básicas estão promover atividades acadêmicas e culturais, divulgar eventos, oportunidades de estágio e comunicados importantes, intermediar o diálogo entre os estudantes e os colegiados (departamento de professores, coordenação, direção) do curso,  bem como com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Reitoria universitária. Para isso, deve manter um canal direto e permanente de contato. Discutindo soluções para os problemas do curso, realizando consultas aos alunos, debates, reuniões, festas e recepção de calouros da maneira mais democrática e aberta possível, para que todos possam participar e serem representados.
Muitos Cursos de Arquivologia do Brasil não possuem Centro/Diretório acadêmico. E os que possuem enfrentam muitas dificuldades de atuação. Seja pelo perfil dos discentes, pela infraestrutura universitária ou pela força política do curso dentro da universidade. Fato é que modelos de representação estudantil que funcionam em outros cursos de graduação nem sempre se adequam às particularidades da Arquivologia.
Este ano, o Fórum Nacional dos Estudantes de Arquivologia irá debater os Desafios da Mobilização Estudantil na Arquivologia. E a Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia, na intenção de auxiliar na formação dos centros/diretórios desativados e fortalecer os já existentes, irá promover um Grupo de Discussão a partir da apresentação os modelos de representação já testados nos cursos de Arquivologia do Brasil e debate dos desafios encontrados.
Todos os (ex)representantes discentes estão convidados a apresentar os desafios e conquistas de sua gestão!
Para apresentar, basta enviar nome completo, universidade e ano da gestão para sgeral.enea@gmail.com. Aos interessados será fornecido um modelo de apresentação que não deverá ultrapassar 10 minutos por universidade. Pois o foco é o debate e orientação dos estudantes interessados em montar um centro/diretório acadêmico.
Haverá emissão de certificado de participação e apresentação!
Participem!!!

Dúvidas?
WhatsApp: (21) 986410020 - Raquel Melo
[este perfil não é acessado diariamente]

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.