I FORUM DE ESTUDANTES DE ARQUIVOLOGIA - ENEA

EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ARQUIVOLOGIA
ENEA
SECRETARIA GERAL DA ENEA – UNIRIO
COORDENAÇÃO RENATO MOTTA RODRIGUES DA SILVA


RELATÓRIO

O I FORUM DE ESTUDANTES DE ARQUIVOLOGIA – ENEA ocorreu no dia 20 de outubro de 2008 no auditório do Arquivo Nacional na cidade do Rio de Janeiro-RJ, contando com a participação de discentes de arquivologia da UFRGS, UFSM, UFF, UNIRIO, UNESP, UEPB, UEL.

A Pauta do Fórum estava assim dividida:
  • ENEA
  • Abertura dos Arquivos da Ditadura Militar
  • SINARQUIVO

    METODOLOGIA
    Todos os presentes foram instigados a responder, registrando num pequeno pedaço de papel, as seguintes perguntas:
    - Para que ENEA?
    - Quais os pontos negativos da ENEA?
    - Quais os pontos positivos da ENEA?
    - Qual seria a sua proposta para a ENEA?


    b) Em seguida os estudantes foram divididos em quatro grupos para buscar discutir e sintetizar as questões de cada grupo.

    c) Após 40 minutos de discussão, os grupos apresentaram o resultado desta discussão.

    RESULTADO DAS DISCUSSÕES:
    1) Para que ENEA?
    - Para organização do movimento estudantil de arquivistas. Defender os interesses desta classe.

    - União dos estudantes brasileiros para terem maior força para conquista de melhorias.

    - Promover a integração entre os estudantes. Acredito que, se os estudantes adquirissem o habito de se unirem, os profissionais já formados seriam mais unidos.

    - Representar de forma coletiva os estudantes de arquivologia no âmbito Nacional. Interação e integração de discussões que colaborem para o avanço do ensino de qualidade nos outros cursos de arquivologia no País.

    - União dos estudantes em nível nacional para lutar pelos interesses da classe.

    - Representar os estudantes nos eventos.

    - Para representar, organizar e mobilizar os estudantes.

    - Fazer a integração entre os cursos, auxiliar os estudantes.

    2) Quais os pontos negativos da ENEA?
    - Falta de comunicação

    - Falta de representação em algumas universidades (fora do Rio de Janeiro); falta de interesse dos estudantes em todas as universidades; perfil do aluno de arquivologia é de desinteresse.

    - Diferenças e dinamismo nas discussões nacionais por ordem geográficas.

    - Dificuldades para ir as reuniões e eventos.

    - Falta de promoção (marketing), falta de se fazer presente nas Universidades.

    - Falhas na Comunicação, aparente desorganização.

    Relatório dos grupos avaliando os pontos negativos da ENEA:
    GRUPO 3: A falta de divulgação, de visibilidade e de envolvimento dos estudantes.
    GRUPO 4: Pouca divulgação do órgão (ENEA) nos cursos.

    3) Quais os pontos positivos da ENEA?
    - Força de grupo para organizar, por exemplo, a Monitoria no III Congresso Nacional de Arquivologia.

    - Lutar pela abertura dos Arquivos da Ditadura Militar

    - Fortalecimento da Profissão

    - Maior integração, conhecimento e dinamismo.

    - Proporcionar espaços de discussão e integração; viabilizar parcerias com associações, entidades que possibilite maior dinamismo.

    - Unificação e representação dos estudantes.

    Relatório dos grupos avaliando os pontos positivos da ENEA:
    GRUPO 3: Que a ENEA seja responsável em puxar a discussão de assuntos importantes para os estudantes.
    GRUPO 4: A promoção de integração.

    4) Propostas para a ENEA.
    - Lutar pelo Conselho de Arquivologia; deixar claro os objetivos; apoio dos Centros Acadêmicos e a Legalização da ENEA.

    - Conseguir trazer mais alunos de arquivologia nos eventos (aumentar a participação desses alunos) em discussão de entidades de base; Que os representantes da ENEA passem nas salas de aula explicando sobre a executiva. Que em todas as universidades houvessem uma secretaria da ENEA, tendo sede ficaria mais integrado.

    - Que a ENEA tenha um planejamento Global Estruturado; Sede em todas as escolas.

    - Fortalecimento da profissão promover mais encontros em estados diversificados.

    - Representantes da entidade nas universidades devendo divulgá-la mais.

    - Maior divulgação de sua entidade nas universidades. Deveria haver uma palestra de apresentação para todos os estudantes que ingressam no curso de Arquivologia.

    - Realizar sempre, de forma categórica ações que representam os estudantes de arquivologia.

    Relatório dos grupos com propostas da ENEA:
    GRUPO 3: Um representante da ENEA em cada universidade para levar as discussões aos estudantes e dos estudantes para a ENEA.

    GRUPO 4: Pelo menos um (1) representante de cada universidade na ENEA; Dividiras secretarias entre os cursos (2 Cursos = 1 Secretaria).

    Após todos ouvirem estas propostas, os estudantes do Rio Grande do Sul solicitaram sair do Fórum para dar entrada na estadia em seus respectivos hotéis.
    Importante Salientar que eu - Renato Motta - não recebi o registro dos grupos 1 e 2, mas como peguei muitos relatórios, todas conseguem dar conta do que ocorreu no Forum sobre esse ponto

    PONTO DE PAUTA 2
    Sobre o ponto de pauta “Abertura dos Arquivos da Ditadura Militar”, ficou a indicação que os estudantes das diversas universidades presentes organizem junto com os Diretórios e Centros Acadêmicos de Arquivologia de mesas redondas sobre o tema.
    - Divulgar nacionalmente como foi essa discussão em cada universidade.
    - Participar do Encontro dos Arquivos da Ditadura Militar no III CNA sob a coordenação do Arquivista Charley Luz.

    PONTO DE PAUTA 3
    Sobre o ponto de pauta “SINARQUVO”
    - Os estudantes da UNESP trouxeram uma carta do curso de arquivologia assinada pelos CA de Arquivologia da UNESP e pelo diretor da Escola de Arquivologia da UNESP.
    Avaliamos que o FORUM não é deliberativo (assembléia extraordinária) e portanto a Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia do Brasil não pôde definir sua posição sobre o processo de formação de um Sindicato Nacional de Arquivologia.

    CURSO DE ARQUIVOLOGIA NO PERU
    Em função da participação da Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia do Brasil no IV Congresso de Arquivologia do Mercosul em 2007, é que tivemos a presença da estudante Sary Paola Alvarez Benavente - Estudiante del Escuela Nacional de Archiveros.

    Sary nos falou contou sobre a realidade do ensino de arquivologia no Peru, da realidade profissional de arquivologia no Peru e a luta por transformar o curso de arquivologia em nível superior.

    Os estudantes do Brasil fizeram muitas perguntas a Sary.
    Após esta conversa, deu-se por encerrado o I FORUM DE ESTUDANTES DE ARQUIVOLOGIA – ENEA. Avaliamos que o Forum foi de alta qualidade e muito bom.
    Lamentamos que uma grande parte dos estudantes não estavam presentes no Forum, mas que ele cumpriu seu objetivo.

    Ass: Renato Motta Rodrigues da Silva.
    PS: quem puder nos enviar fotos, estaremos publicando no blog da ENEA.
  • Um comentário

    Pessoal disse...

    o relatório transcreveu corretamente o que aconteceu,,, mas só faltou a UFES na lista de presença do fórum.

    faz um update aí renato

    sdç arquivísticas

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